sexta-feira, 1 de julho de 2011

Cienciligião

Conforme observo o mundo a volta, e como as coisas se comportam, entendo menos como tudo funciona. Desde criança o maior fascínio era por aquilo que eu estudava na escola e via idênticamente no mundo ao meu redor. A paixão pela física, química despertara mais tarde, mas o afeto pela biologia já era muito saliente. Bem mais tarde percebi que a matemática era a origem, ou a primitiva de todas as outras que tanto me fascinavam. Mas confesso, tirava boas notas mas as equações e as funções não era o que eu queria. Eu queria era ver na prática, ver as coisas acontecerem, melhor dizendo, ver o fenômeno ao invés de tentar compreendê-lo. E aliado a isso, eu tinha meus ensinamentos religiosos, o contato com a Igreja Católica e a ética, o caráter e tudo mais que minha mãe me ensinava. Honestidade, responsabilidade e respeito. Dessa forma, a igreja foi mais como um tutorial de "ser ético" do que o que realmente era pra ser na minha vida. Um fato é que eu nunca procurei um conflito entre as ciências e a minha religião. Muito pelo contrário, eu ia encaixando uma com a outra, a medida que eu ia conhecendo mais e mais. Porém, a medida que esses conhecimentos foram obtidos, uma coisa já impedia a outra, e eu já sabia que o conflito estava começando. Na verdade, no auge dessa guerra entre duas coisas tão polêmicas, eu preferi acreditar em Deus, só, e nunca tomar uma posição do meu pensamento. Ao entrar na faculdade eu já sabia que iria ter que tomar uma posição, pelo menos pelo fato de conhecer o lado escolhido, e sem descartar a possibilidade de uma mudança. E foi indo, fui conhecendo coisas muito mais fascinantes na universidade. Vendo a verdade por trás das coisas, vendo como as coisas REALMENTE acontecem. Aquela visão de ensino médio sempre me pareceu pobre, mas conforme o tempo foi passando fui vendo que as coisas, da forma que realmente são, são MUITO mais incríveis. Não tenho um pingo de dúvida de que curso o que gosto, e que os números são a base do universo, e da minha vida. Os pensamentos de Pitágoras começaram a fazer sentido e a visão dos gregos das coisas foi aparecendo na minha cabeça. O livro do Marcelo Gleiser, a Dança do Universo também andou abrindo meus olhos pra esse conflito tão delicado. Entretanto, no meio de tanta coisa a gota d'água na escolha do meu pensamento foi o tremendo desrespeito, de ambas as partes. Tanto de quem não acredita, como quem acredita. Obviamente que não posso generalizar, porque há muitas pessoas nesse mundo com a mente aberta, e que não posso ficar aqui condenando o ateísmo, ou o catolicismo por exemplo. A questão é que cheguei ao ponto de que nada mais me impede de conhecer além e sem mudar meu pensamento. As ciências tão fascinantes que parecem uma obra divida, fecham os olhos das pessoas que não creem em nada, de tal forma que toda dúvida que nem eles respondem é jogada de forma a um desrespeito. O ateu fecha seus olhos e não consegue imaginar algo que ele não explique. Tudo tem um fundamento científico para ele, mesmo muito das vezes ele nem saber o que é ciência. A ciência só existe porque um dia a natureza foi tratada como bela e os humanos tentaram entendê-la. Da mesma forma que um católico fecha seus olhos pras coisas mais comuns, como a existência de dinossauros, fósseis de primatas pré-históricos, etc. A única forma de tudo isso acabar é a partir do momento que o respeito prevalecer. A partir do momento em que as pessoas abrirem seus olhos para aquilo que não conheciam até então, o mundo seria um lugar melhor. Ateus que vivem fazendo piadinhas com as crenças católicas, zombando de uma cultura, de uma religião que atravessou séculos não é uma falta de respeito? Se eles se julgam tão soberanos por não acreditarem em um ser superior e criador, também são soberanos por serem preconceituosos com uma religião alheia? Será que existe uma ponte assim tão grande entre o racismo e essas piadinhas ? Quando se trata de caráter é tudo a mesma coisa. Todos estúpidos se superiorizando porque julgam que seu pensamento é o certo. E não é só isso, o tanto de religiões por aí, com atos idiotas, julgando a todos como sendo "pecadores" também são todos a mesma coisa. Puras escórias da humanidade. E no meio de tudo isso, eis me aqui, as vezes revoltoso demais com tanta estupidez. Uma coisa é acreditar ou deixar de acreditar, que é algo seu, algo que te faz se sentir bem com aquele pensamento. Outra coisa é ser medíocre e viver no seu mundinho de brincadeiras idiotas. E baseado em tudo isso, fui formando meu pensamento. Primeiro iniciei como agnóstico, quando percebi o número de cabeças fechadas do líderes católicos, e a própria hipocrisia dos seus seguidores. Sem dúvida os ensinamentos católicos de ética e moral são perfeitos, utópicos nesse mundo, mas são perfeitos. E esse filósofo Jesus, milagroso ou não era alguém superior, sem dúvida, pregando um código ético incrível. Mas, não era o que me deixava bem. Eu queria acreditar no meu Deus, que eu o via como sendo o pontapé que a física não explica. A força que deu a fundamentalidade das coisas, uma força que conecta tudo no universo atráves de uma corrente chamada "existência". E sempre me senti bem pensando assim, e conforme as ciências vão se tornando parte da minha vida cada vez mais, acreditava nessa força. Existe muito mais a ser comentado nesse assunto, coisa que deixaria esse post longo, mas isso deixo pra cada um que quiser pesquisar. Nesse universo e com as ferramentas que temos os físicos já descobriram coisas tão surreais e aparemente intendíveis que até parecem algo divino. Coisa que abriria a mente de um ateu estúpido e que calaria a boca de um católico infame. Teorias que quebram esse mundinho fechado que os cientistas levavam desde antigamente. E aqui digo mais uma vez, quem possui uma cabeça aberta pras coisas facilmente percebe que religião e ciência nada mais são do que coisas interligadas, por uma ponte chamada respeito. As duas podem conviver incrivelmente bem, desde que não existam seres humanos sem caráter que pré julguem as coisas. Se Deus existe ou não isso NINGUÉM pode provar, e que isso fique de dica pra quem acha que o que crê é o certo é pronto. Esperamos ansiosamente o dia que essa resposta apareça, mas até lá que cada um se ponha no devido lugar, pensando mais com a cabeça do que com o ego. Vamos pensar mais nos valores humanos que temos certeza do que é bom e ruim e carregar aquilo que não temos certeza no peito, sem deixar isso modificar o convívio. Que cada dia que a ciência enxe minha cabeça com sua forma bela de existir de forma que eu chegue mais perto do que eu acredito. Continuarei nesse caminho, e hoje termino a escultura da minha visão das coisas. Quero continuar aprendendo, conhecendo, absorvendo qualquer tipo de conhecimento, seja ele místico, improvável, lógico ou de qualquer forma, para assim, um dia eu chegar perto de responder essa pergunta que a humanidade se pergunta. Eu acredito que ele exista, da minha maneira, não sei definir o que Deus é para mim, mas me sinto bem do jeito que acredito nele. Só que não sou Agnóstico, nem Ateu, muito menos católico. Sou um errante, que navego nesse barco dirigido pelo universo, onde um dia queria bater na porta da verdade e ver se algum Deus mora lá. Até lá, prefiro o respeito aos pensamentos dos outros, mas peço o mesmo respeito para com todos.
Um abraço!

5 comentários:

João Henrique Dias disse...

Puts cara! Flw Tudo! Tem frases inteiras perfeitas no seu post! Eu as diria da mesma forma... Cara eu ñ sei se vc lembra, mas eu lembro até hoje de quando estávamos em uma aula do Prof. Olavo de biologia, dai no fim da aula eu virei pra vc e disse, meu cada aula que passa eu acredito menos em Deus...o que eu faço? Dai vc disse: Eu tbm, mas eu tenho certeza que existe alguém por trás de td isso...foi mais ou menos assim, meu isso é uma coisa que eu trago cmg até hj! Nos momentos de dúvida é disso que eu sempre lembro...Mas..Caaara seus posts tão mto bons..um dia eu chego nesse nivel! HAHAHAHA'

Abraço Irmão!
Td de bom!

Lucas Alberto Fernandes disse...

Cara, as coisas mais limpas e claras que mais se aproximaram dos meus pensamentos são as palavras escritas nesse post. É tudo tão bem explicado, e é boa parte do que eu explico pra quem me pergunta sobre "em que eu acredito", sempre digo " respeito muito qualquer pensamento ou idéia sobre Deus, mas não me sinto confortável em pensar que tudo saiu pronto e lindo como o catolicismo prega" e isso soa tão brusco para tanta gente, as pessoas se sentem ofendidas e me acham infantil por pensar assim, achar que um dia vou amadurecer e vou acreditar em tudo tão fácil. Não sei onde está a dificuldade do mundo em aceitar e respeitar a crença e as idéias de cada um, são sempre radicais e tão opostos! Ateus e católicos me irritam. Isso me encomoda tanto, acho que no fundo tudo é essa louca dificuldade de ceder e respeitar o que cada um sente.


Saudades pra caralho irmão!
Bejin

Ezequiel A. Jr disse...

Faço das suas palavras minhas...
"As coisas mais limpas e claras que mais se aproximaram dos meus pensamentos são as palavras escritas nesse post."
Investe um tempo em aprender a fazer crónicas, seus posts tem uma dinamica incrível, seu jogo de palavras fico mt bom, parabéns.

Sergio Motta disse...

Então é isso, para que podemos "Falar, Criticar e Concorda" temos que acima de tudo "Respeitar" os pensamentos mais diversos da humanidade.
Mais essa é a questão "O respeito juntamente denota um sentimento positivo de estima por uma pessoa ou para uma entidade (como uma nação, uma RELIGIÃO, etc.)", porem como estar certo que a sua religião, o seu Deus é o certo?
Os Cientistas optada na maioria das vezes pelos que não concordam ou não aceitam as crenças sociais devem acima de tudo, deve "Respeitar".
Por outro lado os Religiosos devem tirar esses "cabrestos" impostos pelas religiões, e aceitar os estudos e projetos revelados pela ciência.
Gostei muito do seu "Pensar" Maycon, a minha opinião é que Apesar de não ser católico e não frequentar igreja nenhuma, temos que ter uma meta de vida, ou um caminho certo baseado em tudo pra procurar o "Certo", minha opinião é que Jesus Cristo de Nazaré foi um sábio que ensino e ajudo muitos, mas que não passava disso, não que ele foi "O filho de Deus" e as pessoas dão mais valor nele do que na quele que realmente deve-se dar.
É isso ai Maycon =D

Adair Gallo Jr disse...

Parabéns pelo post brother!
muito bom!