segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Religião

Por incrível que pareça, eu que sempre adorei comentar sobre temas delicados, acredito que nunca tenha exposto algo sobre este. O Bruno, meu amigo de infância andou fuçando no blog (brigadão pelos elogios cara) e pedi a ele que me desse uma idéia de um tema que ele queria que eu abordasse. Mas não Bruno, sobre o corinthians não, afinal eu sou santista. Então vai esse mesmo. Adoro comentar sobre esses temas loucos, porque surgem bastantes comentários, afinal as opiniões são diversas!
Desde a antiguidade os cultos divinos são praticados. Tudo se iniciou com a adoração ao Sol, visto que o astro-rei é a mais certa fonte de vida do nosso planeta. Aos poucos outras civilizações foram criando laços mais próximos do carnal com o divino. A criação de deuses e semi-deus num mar de politeísmo possuíam sua física e muitas vezes psicológica (no caso dos gregos) muito parecida com os humanos, uma forma de mostrar de trazer o divino mais próximo dos homens. As culturas foram sendo cada vez mais diversificadas no mundo, e é bem nesse momento que surge o cristianismo. Uma verdadeira onda de revolução na religião oriental se expalhou rapidamente e em pouco tempo se tornou uma obsseção. A religião foi uma poderosa forma de unir povos e a fé uma arma capaz de mover montanhas. Muitos morreram pela religião como muitos foram salvos por ela. Não me limito apenas ao cristianismo mas a todo tipo que provocou o surgimento de culturas antigas ao redor do mundo. Não entrarei em contradições e nem colocarei minha crença ou ausência desta, mas o fato é que a religião foi um dos maiores, senão o maior meio de controle das populações do mundo. Muitos se aproveitaram disso para adquirirem poder, como é o caso do islamismo e dos padres da Idade Média, matando, roubando em nome de um ou mais deuses. A realidade absurda disso tudo é como a religião é poderosa e capaz de muito, desde o preconceito até a separação de pessoas que poderiam viver em harmonia acreditando no que quisessem, e se respeitando. Coisa que não acontece. A sede do homem de poder, atravessa as fronteiras divinas e banaliza conceitos muitas vezes importantes para muitos. NINGUÉM pode provar se um deus existe ou não, e é CABÍVEL o respeito de ambas as partes. Novamente, coisa que não acontece.
Se você acredita ou não isso não interessa a ninguém. Só peço que respeite quem acredita, e aos que acreditam que coloquem os valores humanos, como o bem-estar de todos à frente dos seus interesses divinos e das pregações muitas vezes preconceituosas de sua religião. Se todos vivessem acreditando no quisessem mas respeitando o bem-estar dos seres humanos, a harmonia reinaria, não digo totalmente pois existem mais formas de controle das pessoas, mas já seria um grande salto!
Abraços e um especial pro brunão da xurupita!

6 comentários:

Chrystian disse...

Você citou sobre a sede de poder do homem, e isso me lembrou o pensamento de Maquiavel: O homem não sabe lhe dar com o poder.

Quanto a religião cabe mesmo o respeito de todas as partes. Muito bom esse texto

Laís disse...

Se você acredita ou não isso não interessa a ninguém. Só peço que respeite quem acredita, e aos que acreditam que coloquem os valores humanos, como o bem-estar de todos à frente dos seus interesses divinos e das pregações muitas vezes preconceituosas de sua religião.

gostei dessa parte maycon!
gostei das palavras..

Gustavo (: disse...

Esse maycao é foda neh cara! tem uma inteligencia invejavel. Entao cara parabéns aew pelo blog, estou acompanhando sempre seus posts. Queria que vc falasse da importacia do estudo aew, e como vc consegue estudar tanto assim ;B
Abçs mano vlw!

Unknown disse...

Pra mim, religiao nao se baseia em sede de poder! Existe muitos coracaoes sinceros que Realmente tem o unico proposito de adorar a Deus ao ter uma denominacao religiosa... Acho que esse eh o ponto principal ao ter uma.
Se esse nao eh o proposito, penso q eh porque existe algo errado,
Entao, eh ai que a sede de poder entra, indo na contra mao do que chamamos de Cristianismo (No nosso caso)!

Parebens Maycon queriiidooo! ha ha
muito massa seu Blog!
escreve muiiito!

escreve um sobre HOMENS E SUAS INDECISOES! ha ha eh uma boa!

renan disse...

Cara, gostei do texto, principalmente da parte que a Laís destacou e, por falar nisso, dê uma visitada em meu blog ;D

Magrão disse...

Um post no meu blog com o título de divindade.

http://textosdomagrao.blogspot.com/2008/04/divindade-o-que-deus-onde-est-deus.html